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Motor Magnético de Alta Eficiência para Conversão de Energia Térmica em Mecânica e Elétrica

Motor Magnético de Alta Eficiência para Conversão de Energia Térmica em Mecânica e Elétrica
Patente de modelo de utilidade
Patente concedida
BR 20 2019 022592-6
29/10/2019
04/06/2024
Não
Guilherme Hitoshi Kaneko, Paulo Vinicius Trevizoli, Flavio Clareth Colman, Wagner André dos Santos Conceição, Cleber Santiago Alves, Alexandre Magnus de Carvalho, Alisson Cocci de Souza, Beatriz Moura Gargaro, Jean Rodrigo Bocca, Fernando Rodrigo Moro, Gabriel Hiroshi Kubota, Gabriel Castilho Pupim, Vinicius Cabral de Oliveira
Este motor inovador transforma energia térmica em energia mecânica ou elétrica por meio da utilização de materiais magnéticos e sua interação com ímãs permanentes. A tecnologia é ideal para aplicações que demandam eficiência energética e aproveitamento de fontes de calor, podendo ser utilizada em setores como geração de energia, automação industrial, refrigeração e recuperação de calor residual. Empresas que buscam soluções sustentáveis e de alta performance encontram nesta invenção uma oportunidade para desenvolver produtos mais eficientes e competitivos.
A tecnologia permite aproveitar fontes de calor de baixa temperatura, como energia solar e rejeitos térmicos industriais, para gerar potência mecânica ou eletricidade. É ideal para indústrias, empresas de energia renovável e setores que buscam eficiência e sustentabilidade, transformando desperdício em oportunidade e reduzindo custos operacionais.
Motores termomagnéticos tradicionais enfrentam limitações de desempenho, como baixas frequências de operação e baixa eficiência, o que reduz sua viabilidade comercial. Esta tecnologia supera esses desafios ao alcançar melhor desempenho e operar sem emissã
• Configuração inovadora do circuito magnético com ímã permanente, proporcionando maior eficiência na conversão de energia.
• Utilização de duas regiões de alto campo magnético, aumentando o desempenho do motor.
• Emprego de trocadores de calor do tipo leito poroso, que aceleram a transferência térmica e melhoram a eficiência geral do sistema.
TRL/MRL 5: A tecnologia deve passar por testes mais rigorosos do que a TRL 4. Validação em ambiente relevante de componentes ou arranjos experimentais, com configurações físicas finais. Capacidade de produzir protótipo do componente do produto.
Objetivo 9: Indústria, inovação e infraestrutura
Pesquisa e desenvolvimento conjunto
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Pasta 152

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